Projeto

Por uma ocupação humana mais sustentável, com o foco na educação ambiental.

Trabalhar a educação ambiental nas escolas é a chave para alcançarmos um ponto de equilíbrio entre as atividades humanas e o meio ambiente, possibilitando a formação de cidadãos com consciência ambiental e com atitudes mais conservacionistas.
Tendo isto como premissa e a necessidade de uma maior conscientização sobre os problemas ambientais que ocorrem na área rural, foi desenvolvido a partir de 2006, o “Projeto Plantando Vida”, no munícipio de Francisco Beltrão – Paraná, pelo Rotary Club Francisco Beltrão III Milênio, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, de Meio Ambiente e da Agricultura. O Projeto consistia basicamente de uma gincana entre as Escolas do Campo de Francisco Beltrão, com o objetivo de coletar sementes para o Viveiro Municipal, aumentando assim a disponibilidade de mudas nativas na região.
No ano de 2014, buscando dar continuidade e aperfeiçoamento do projeto, entrou na parceria a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com os Câmpus de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, com o objetivo de desenvolver a educação ambiental nestas escolas. Nesta nova versão, além da coleta de sementes, outras ações foram implementadas na gincana: a) desenvolvimento de uma coleção de sementes nativas (sementários), b) palestras sobre temas ambientais ministradas por acadêmicos da UTFPR do curso de Engenharia Ambiental (fossa séptica biológica, proteção de fontes, mata ciliar, recuperação de áreas degradadas e resíduos sólidos), c) Ações de cunho ambiental, d) Ações de cunho comunitário.
O projeto é coordenado por uma equipe gestora que é auxiliado por um grupo amplo de pessoas voluntárias, as quais possibilitam atingir os objetivos do projeto. Este grupo é composto por acadêmicos e docentes do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, vários rotarianos e profissionais do munícipio. As ações citadas anteriormente, são aplicadas nas sete Escolas do Campo do município, atingindo cerca de 600 alunos e 50 professores.
Como resultados obtidos entre 2006 e 2014, podemos citar:
a) O envolvimento no trabalho de conscientização de aproximadamente 2.000 alunos das escolas do campo;
b) A realização de 28 palestras com os temas ambientais supracitados;
c) Produção de mais de 7 milhões de mudas de árvores nativas, as quais estão sendo utilizadas na recuperação de fontes, matas ciliares, áreas degradas e na formação de bosques nas comunidades das escolas do campo;
d) Realização de ações ambientais nas comunidades de inserção das escolas, bem como, na região;
e) A montagem de nove sementários, um por escola participante.
Considerando que a Universidade é formada pelo tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, ações como a do Projeto Plantando Vida contribuem para que a universidade cumpra sua missão.
      A continuidade do projeto é de extrema importância, pois ele representa uma forma de interação entre os envolvidos no projeto, contribuindo para a inserção da UTFPR na comunidade e para a formação de indivíduos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.